Topo

Na Grade do MMA

Título de Pettis cria rivalidade que pode levar Aldo a novo patamar

Jorge Corrêa

02/09/2013 06h01

Pettis e Aldo na encarada da luta que não aconteceu no UFC Rio 4

Não basta apenas talento e vitórias para entrar no hall de lutadores lendários do MMA. Claro que esse é um bom começo, mas se pegarmos os astros do esporte, eles sempre foram alçados ao estrelato com base em uma grande rivalidade. E ao que tudo indica, José Aldo finalmente encontrou seu arquirrival.

A vitória de Anthony Pettis sobre Benson Henderson, dando ao americano o cinturão dos leves do UFC, trouxe à tona uma nova rivalidade com o brasileiro que foi aquecida nos últimos meses e explodiu no sábado passado, com o campeão recém-empossado pedindo uma luta contra o dono do cinturão dos penas.

"Vou facilitar a vida de vocês: me coloquem contra José Aldo. Temos negócios a finalizar. Valendo o meu ou o seu cinturão", gritou Anthony Pettis.


Se olharmos o histórico dos maiores campeões do MMA, todos têm um grande antagonista: Royce Gracie x Ken Shamrock, Tito Ortiz x Chuck Liddell x Randy Couture, Rampage x Wanderlei, Minotauro x Fedor, Matt Hughes x GSP x BJ Penn, mais recentemente Anderson x Sonnen, Shogun x Lyoto, e por aí vai.

José Aldo já é um dos maiores campeões do UFC, com cinco defesas do cinturão dos penas, mas ainda não encontrou um grande adversário, um cara com carisma ou capacidade técnica para bater de frente com ele, alguém que despontasse como um desafio real, alguém que fizesse ele ter o mesmo nível de publicidade (hype?) de lutadores das categorias mais pesadas do evento.

Eis que Anthony Pettis surge com todas essas características. Os dois teriam se enfrentado na luta principal do UFC Rio 4, em agosto, se o americano não tivesse se lesionado. Como o combate contra Bendo foi marcado pouco tempo depois, começou uma troca de acusações de ambos os lados, principalmente por parte do time brasileiro, acusando o agora campeão dos leves de ter inventado a contusão para fugir de Aldo e enfrentar Henderson.

Pettis não engoliu essa provocação e já convocou Aldo para esse acerto de contas. Seja a luta nos penas (até 66 kg), seja ela nos leves (até 70 kg), deve ser apenas a primeira de uma longa rivalidade. O jogo dos dois lutadores encaixa muito bem. Ambos tem uma trocação muito forte e o jiu-jítsu afiado. Mais que isso, como Dana White já falou, são os dois lutadores que mais "desafiam a gravidade" no UFC.


Fica complicado de fazer qualquer prognóstico nesse momento para um luta entre eles – até porque, esse encontro deve demorar um pouco a acontecer, pois ambos estão lesionados – mas o clima já está quente. Dedé Pederneiras, técnico de Aldo, pediu para Pettis abandonar o cinturão dos leves e disputar o título dos penas contra José Aldo, ouvindo respostas atravessadas de Dana White e Anthony.

Agora é só esperar essa luta ser marcada e, cedo ou tarde, ela será marcada. O vencedor dessa disputa provavelmente cravará seu nome na história do UFC e do MMA. Será um novo momento para as categorias mais leves do Ultimate e o Brasil, mais uma vez, pode e tem tudo para ser protagonista.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA