Shogun, a aposentadoria e a descida de peso
Dana White, no melhor estilo Poderoso Chefão, deu uma declaração polêmica esta semana apontando dois rumos para Maurício Shogun caso ele perca para James Te Huna na luta desta sexta-feira no UFC na Austrália: aposentadoria ou descer para os pesos médios.
O próprio ex-campeão dos meio-pesados já levantou a possibilidade de deixa a categoria até 93kg para lutar até 84kg, mas fãs em todo o mundo se revoltaram com a sugestão do presidente do Ultimate de ver o paranaense abandonar o octógono com apenas 32 anos.
Vindo de duas derrotas consecutivas – e três em suas últimas quatro lutas – Shogun está realmente em um momento crucial em sua carreira e não apenas dentro do UFC. Mesmo sendo jovem, é nítida sua queda técnica e física nos últimos anos, principalmente depois que perdeu o cinturão para Jon Jones em 2011. Mesmo já tendo demonstrado muito talento, ele precisa de um novo impulso para continuar lutando em alto nível.
Descer de peso seria um caminho interessante e que poderia tomar mesmo em caso de vitória sobre Te Huna. É visível no físico de Maurício que há espaço para ele ir para os médios e, mais que isso, seria uma maneira de manter a forma por mais tempo, já que essa é uma das principais críticas em seu jogo.
Quem vence a penúltima luta do UFC na Austrália?
Resultado parcial
Total de 1970 votosClaro que sempre há o risco de a mudança de peso atrapalhar a força e a velocidade do lutador, mas são muitos os exemplos de descidas bem-sucedidas. A mais recente é a do próprio arquirrival do Maurício, Lyoto Machida, que estreou como peso médio com um grande nocaute sobre Mark Muñoz, na Inglaterra.
Mas e uma aposentadoria precoce? Claro que Dana White pode ter exagerado ao falar isso, até por não querer ver um de seus antigos astros lutando em um evento rival, mas não acho completa loucura da parte dele dessa ideia.
Mesmo sendo novo, Shogun já passou pelo auge de sua carreira, foi campeão dos dois maiores eventos de MMA que já existiram. Não é fácil se manter no topo por tanto tempo. Se ele não reencontrar a motivação necessária, não voltar a lutar em alto nível, uma aposentadoria como lutador, de olho em uma nova função dentro das lutas, não é algo distante.
Claro que mesmo que deixe o UFC Maurício ainda teria mercado em outros eventos por todo o mundo, mas a grande questão seria: se ele não encontrou motivação para continuar no maior de todos os shows, como conseguiria isso em uma casa menor?
Sobre o blog
Contato: nagradedomma@gmail.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.