Topo

Na Grade do MMA

TUF Brasil 3 em oito pontos

Jorge Corrêa

07/03/2014 06h01

Começa neste domingo, depois do BBB na TV Globo, a terceira edição do reality show The Ultimate Fighter Brasil. Isso provavelmente todo mundo sabe, assim como que os dois treinadores serão Wanaderlei Silva e Chael Sonnen. Então fiz um compilado sobre os 32 lutadores que, nesse primeiro episódio, disputam 16 vagas na casa do programa, sendo oito pesos médios e oito pesos pesados.

1 – Todo mundo fora do peso
É normal que os competidores do TUF lutem em categorias acima das suas originais, pois como o espaço entre as lutas é curto, fica mais fácil bater o peso. Nesse TUF Brasil 3, sete médios (84kg) estão no peso certo, seis são meio-médios (77kg), dois são leves (70kg) e um é meio-pesado. No outro time, cinco são pesados (até 120kg) de verdade, nove são meio-pesados (93kg) e dois são médios. Ou seja, apenas 37% dos concorrentes estão na categoria certa.

2 – TUF Brasil 3 é do Sudeste
Mesmo sendo berço de importantes nomes do MMA brasileiro, como José Aldo, a região Norte não estará representada no reality. Quem tem mais participantes é o Sudeste, com 18 (oito do RJ, seis de MG e cinco de SP), seguido por cinco do Nordeste (três da PB e um de RN e outro de PE), quatro do Sul (dois de SC e dois de RS), três do Centro-Oeste (dois do MS e um de GO), além de um estrangeiro de Portugal.

3 – Vovôs e os caçulas
O TUF Brasil 3 inteiro tem uma média de 28 anos entre os participantes, sendo 27 anos dos médios e 29 anos dos pesados. Mas claro que o programa conta com alguns veteranos. É o caso de Cristiano "Ferrugem" Ribeiro, Edgard Magrão, Cabo Job e Vitor Miranda, todos com 34 anos. Já os caçulas são Joilton "The Peregrino" (21 anos), Paulo Henrique Borrachinha (22) e Warley Alves (22).

4 – Invencíveis e rodados
Nessa primeira rodada do TUF Brasil 3, teremos a boa marca de 13 participantes (40%) sem nenhuma derrota no cartel. Destaque para Marcio "Lyoto" Alexandre (12-0), Warlley Alves (6-0) e Felipe Diego Monstro (6-0). Também temos lutadores com muitas lutas no cartel: Wendell "War Machine Negão" (34 lutas), Edgard Magrão (16), e Thiago Big Monster (15).

5 – Nocauteadores e finalizadores
Agora vamos aos donos das mãos mais pesadas e quem domina melhor a arte suve do jiu-jítsu. Wendell "War Machine Negão" tem 11 nocautes, Marcio Lyoto tem 10, e Bruno Blindado e Marcão Pezão têm 8 cada. Já Felipe Diego Monstro, Richardson "Rick Monstro" e Thiago "Big Monster" possuem cinco vitórias por finalização em suas carreiras.

Quem vai vencer o duelo de técnico do TUF Brasil 3?

Resultado parcial

Total de 42248 votos
49,04%
50,96%

6 – Famosinhos
Alguns dos classificados para essa última fase preliminar do TUF Brasil 3 já são rostos conhecidos do mundo do MMA. Vitor Miranda foi assistente-técnico da edição anterior no time de Minotauro e tem uma bela história de superação após perder um filho em um acidente. Cara de Sapato é um dos principais sparrings de Junior Cigano em Salvador e esteve em seu córner em sua última luta. Ricardo Demente é homem de confiança de Wanderlei Silva na Wand Fight Team. Thiago Big Monster já esteve no GP dos pesados do Bellator e teve duas lutas terminadas por chutes no saco. Douglas Moura é casado com a ex-boxeadora Duda Yankovic.

7 – Apressadinhos
Uma coincidência interessante marca a carreira de vários participantes do TUF Brasil 3: eles têm vitórias rápidas, lutas muito curtas. Felipe Diego tem cinco finalizações no primeiro round. Demente tem DOIS nocautes em 24s e em quatro combates, lutou apenas 168 segundos. Já Borrachinha venceu um rival em 32s.

8 – Ex-segurança de Cristiano Ronaldo
Como contaram os amigos do Globo.com, o peso pesado português Gonçalo Salgado, já usou seu tamanho e suas técnicas de artes marciais para o trabalho de segurança de Cristiano Ronaldo. O craque do Real Madrid teria bancado parte das despesas para que ele pudesse vir ao Brasil para participar do programa. Ele também se inspira no sucesso de outro gringo do TUF Brasil, o argentino Santigo Ponzinibio.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA