Moraes pode confirmar sucesso da nova geração brasileira com título do UFC
Por Rodrigo Garcia
Marlon "Magic" Moraes terá a oportunidade de confirmar a boa fase que a nova geração de lutadores brasileiros vive ao encarar Henry Cejudo no UFC 238, que acontece neste sábado (08), em Chicago, nos Estados Unidos. A luta, que será a principal da noite, definirá o próximo campeão do peso galo, posto que está vago desde que TJ Dillashaw abriu mão após ser flagrado em exame antidoping.
Se Jéssica Bate-Estaca foi a primeira atleta da "nova geração" a conquistar o título da principal organização de MMA, Moraes terá a chance de consolidar o processo de renovação que o Brasil vive no esporte. Mas ele não terá facilidade no processo.
Pela frente, Moraes terá um rival que vem se destacando nos últimos anos. Único atleta a conquistar uma medalha olímpica e ser campeão do UFC, Cejudo acabou com o reinado de Demetrious Johnson no peso mosca e "salvou" a divisão ao derrotar TJ Dillashaw quando o norte-americano se arriscou na divisão inferior. E a julgar pelas tensas encaradas entre os dois, a promessa é de uma luta bastante movimentada.
Outros destaques do evento
No co-evento principal da noite, Valentina Shevchenko fará sua primeira defesa de título do peso mosca (até 57 quilos) contra Jessica Eye. A campeã não luta desde dezembro de 2018, quando superou por decisão unânime a ex-campeã do peso palha, Joanna Jedrzejczyk.
Pela frente, Valentina terá uma adversária que vive o melhor momento na carreira desde que foi contratada pelo UFC. Após sofrer quatro derrotas entre 2015 e 2016 atuando como peso palha, Jéssica passou quase dois anos afastada do octógono. No entanto, o período parece ter feito bem para a atleta, que emplacou uma sequência de três vitórias ao retornar para o esporte já lutando entre atletas até 57 quilos.
Outra luta que merece bastante destaque é o confronto entre Tony Ferguson e Donald Cerrone. Ferguson tentará garantir a oportunidade de fazer a esperada luta contra Khabib Nurmagomedov que nunca saiu do papel de olho no título dos leves. O atleta, que não perde desde 2012, engatou uma sequência de 11 vitórias no período e chegou a conquistar o título interino da divisão.
Contudo, pela frente estará um dos homens mais perigosos para se enfrentar no octógono. Vindo de três vitórias, a última delas sobre Al Iaquinta, Cerrone luta para se firmar no topo da divisão e, assim, conseguir uma possível disputa de cinturão.
Não seria estranho ver o vencedor deste duelo ser escalado para enfrentar Conor McGregor, que já foi alvo de provocações de ambos. O irlandês gostaria de fazer revanche contra Khabib, que não está disposto a atender o pedido do falastrão. Com isso, não espantaria o UFC agendar para o "Notorious", já que Khabib colocará seu título em jogo em setembro contra Dustin Poirier.
Por fim, outros dois confrontos merecem menções honrosas por movimentarem suas respectivas divisões: Tatiana Suarez x Nina Ansaroff, que pode definir a próxima desafiante ao título do peso palha feminino, e Aljamain Sterling x Pedro Munhoz, que pode colocar o vencedor na rota do novo dono do título do peso galo.
Confira o card completo:
UFC 238
United Center – Chicago (EUA)
Card principal
Henry Cejudo X Marlon Moraes
Valentina Shevchenko X Jessica Eye (peso mosca)
Tony Ferguson X Donald Cerrone
Jimmie Rivera X Petr Yan
Tai Tuivasa X Blagoy Ivanov
Card preliminar
Tatiana Suarez X Nina Ansaroff
Aljamain Sterling X Pedro Munhoz
Karolina Kowalkiewicz X Alexa Grasso
Ricardo Lamas X Calvin Kattar
Yan Xiaonan X Angela Hill
Bevon Lewis X Darren Stewart
Katlyn Chookagian X Joanne Calderwood
Sobre o blog
Contato: nagradedomma@gmail.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.