Topo

Na Grade do MMA

Vitor Belfort, peso médio, antes e depois do TRT

Jorge Corrêa

10/05/2013 08h04


Um dos principais nomes do MMA e um dos mais longevos lutadores do UFC, Vitor Belfort já faz parte da história do esporte e está próximo de mais uma disputa de cinturão do Ultimate. No entanto, seu nome esteve envolto a uma polêmica nos últimos meses, quando foi revelado que ele faz o tratamento de reposição de testosterona, o TRT.

Então eu e o amigo Maurício Dehò começamos a analisar a evolução física do lutador, que já foi peso pesado (até 120 kg), esteve durante um bom tempo entre os meio-pesados (93kg), mas que nos últimos dois anos se firmou entre os médios (até 84kg). Não teria como alguém flutuar entre essas categorias sem grandes diferenças em seu corpo.

Essa ideia deu origem ao belo álbum que está abaixo. Em 15 imagens, podemos ver a evolução física de Belfort, que segue lutando em altíssimo nível aos 36 anos e enfrenta Luke Rockhold na luta principal do UFC Jaraguá do Sul na próxima semana.

No entanto, esse material também fez com que nossa atenção fosse chamada para a diferença física de Vitor de dois anos atrás para agora. É o que mostro na imagem acima. A foto da esquerda é da pesagem de sua luta contra Anderson Silva, em fevereiro de 2011, sua primeira como peso médio no UFC. Ele não usava TRT. Já a segunda imagem é de janeiro deste ano, antes de enfrentar Michael Bisping em São Paulo, depois de começar o tratamento hormonal.

Aqui vale um adendo: Não estou fazendo nenhum juízo de valor ou criticando Vitor Belfort pelo uso do TRT. Ele está dentro da lei e nunca escondeu o tratamento, que é permitido pela Comissão Atlética Brasileira de MMA. É apenas uma constatação sobre essa diferença.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA