Estatística mostra vitória de Lyoto e vantagem de Davis nas quedas
Por Jorge Corrêa, Rodrigo Farah e Vinicius Castro
Assim que foi anunciada a vitória de Phil Davis sobre Lyoto Machida, por pontos em decisão unânime dos juízes, a HSCB Arena veio abaixo em vaias. Não era possível ouvir nada que o norte-americano falava no octógono. Já era uma amostra polêmica que o resultado se envolveria.
Foi instantânea a reação dos fãs nas redes sociais e na imprensa especializada. Alguns deram a vitória para Davis e muitos falaram que Machida venceu. Até mesmo Dana White apostou nisso. "Uau! Dei Vitória de Lyoto nos três rounds, mas isso é o que acontece quando se deixa na mão dos juízes."
O blog então foi atrás dos números da luta para tentar entender onde os três juízes de cadeira viram a vitória de Phil Davis. De acordo com o site FightMetrics, que faz as estatísticas oficiais do UFC, Lyoto deu 27 golpes significativos, contra 21 do rival. Em golpes totais, Davis acertou dois a mais (29 a 27), mas Machida conectou 12 golpes na cabeça de seu rival, que acertou cinco.
Se formos ver round a round, o brasileiro conseguiu mais golpes certeiros no primeiro e no terceiro período, e Phil no segundo. Mas então, onde foi o diferencial do norte-americano? Nas quedas. Ele conseguiu duas quedas em dez tentativas, contra nenhuma de Lyoto.
Mais que isso, foi uma queda no primeiro e outra no segundo round, exatamente os períodos que os árbitros deram para o norte-americano na pontuação final.
"Parece que às vezes não entendemos as regras que são colocadas. Treinamos em cima de uma regra e somos surpreendidos. Parece que eles analisam uma luta como se fosse wrestling, que ganha quem derruba. Não estou criticando o Phil Davis, mas sim a postura dos árbitros", reclamou Machida.
Já nas taxas de performance dos dois lutadores, Lyoto fez 41 a 27 de Davis, em uma pontuação que vai até 100 para cada, e 107 a 48 no ranking de efetividade dos golpes. O site ainda indicou uma vitória de 30-27 para o brasileiro.
Sobre o blog
Contato: nagradedomma@gmail.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.