Estatísticas rechaçam polêmica em vitória apertada de Jon Jones
Direto de Toronto*
Sempre que uma luta tem um resultado apertado por pontos e alguma polêmica paira no ar, eu procuro as estatísticas oficiais do UFC para tentar achar alguma resposta. E encontrei algumas interessantes para a luta vencida por Jon Jones contra Alexander Gustafsson, no último sábado, em Toronto.
Se for formos olhar muitos comentários aqui no blog e nas redes sociais, não foram poucas as pessoas que deram a vitória para o sueco. Mas os números do combate apontam para o resultado positivo do campeão, por mais apertado que ele tenha sido.
Primeiro vamos às estatísticas gerais de golpes. Jon Jones foi melhor em três quesitos: golpes totais (137 a 114), golpes significativos (134 a 110) e, principalmente, golpes nas pernas (53 a 15). Já Gustafsson brilhou e quase venceu o campeão nos golpes na cabeça (66 a 55) e no corpo (33 a 29).
Foi justa a vitória de Jon Jones sobre Alexander Gustafsson?
Resultado parcial
Total de 16577 votosEm quedas, ficou 1 a 1, com 11 tentativas para Jones e 8 para Alexander – vitória gigante para o sueco, já que Jon nunca tinha sido derrubado em sua carreira.
Agora vamos para onde tudo foi mais apertado. O UFC também faz um cálculo sobre o desempenho dos lutadores levando todos os números anteriores em conta. O campeão teve uma taxa de performance de 55, em uma escala que vai até 100, contra 43 do desafiante. Já a pontuação de efetividade ficou 355 a 303 para Jones.
Outro ponto interessante é que na pontuação normal da luta, no sistema 10-9, as estatísticas deram 49-48 para o campeão, ou seja, dois rounds empatados, um para Gustafsson e dois para Jones – na luta, dois juízes de cadeira deram 48-47 (3 a 2) e o terceiro deu 49-46 (4 a 1) para o norte-americano.
Sobre o blog
Contato: nagradedomma@gmail.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.