Brasileiro dá maior salto no ranking e já é realidade na briga pelo título
Por Maurício Dehò
O novo ranking do UFC teve um brasileiro com a maior evolução entre os lutadores que lutaram este fim de semana, em Austin, Texas (EUA). O triunfo dominante contra Bobby Green, que era top 10 da lista dos leves (até 70 kg), catapultou o fluminense de Nova Friburgo: do 11º lugar para o sexto. Se antes não tinha a menor chance, agora Edson já vira uma realidade na briga pelo cinturão.
Qual brasileiro tem mais chances de ser campeão dos leves?
Resultado parcial
Total de 2115 votosGreen era o sétimo do ranking antes do duelo entre eles e, portanto, entrou como favorito na luta. Mas, na base de seus famosos chutes, Edson conseguiu controlar as ações, minar o norte-americano e até conseguir knockdown com um chute rodado. A vitória foi sem sustos, com absoluto domínio, e isso foi reconhecido. Green caiu para nono na lista, e o sexto lugar de Edson mostra um empate dele com Josh Thomson.
Ainda há muita concorrência à frente da categoria leve, uma das mais enroladas do UFC. Mas, Edson, que começou a brilhar no Ultimate com o nocaute em chute giratório que ganhou prêmios em 2012, pode virar um desafiante em pouco tempo, dependendo do que acontecer com os rivais à sua frente.
O cinturão peso leve está parado desde agosto de 2013, quando Anthony Pettis o tirou de Ben Henderson. Agora, o norte-americano o defenderá pela primeira vez no próximo dia 6, contra Gilbert Melendez. O futuro da categoria ainda é uma incógnita e depende muito deste resultado.
À frente de Edson, temos, de 1º a 5º: Gilbert Melendez, Khabib Nurmagomedov, Rafael dos Anjos, Donald Cerrone e Benson Henderson. Nurmagomedov está afastado por lesão. Dos Anjos pega Nate Diaz em uma boa luta no dia 13 de dezembro. Cerrone está embalado com cinco vitórias e pega Myles Jury (8º) em 3 de janeiro. E Henderson encara Eddie Alvarez no dia 18 de janeiro.
Tentar traçar um cenário para esta série de lutas marcadas é complicado. Mas, no momento, Cerrone e Rafael dos Anjos estão em boa posição para lançar desafios ao campeão, caso passem por seus oponentes.
A Edson ainda resta um pouco de paciência e contar com a sorte quanto ao destino de seus rivais. Principalmente se conseguir outra luta rapidamente, vencer bem e seus rivais perderem ou se machucarem, uma luta pelo cinturão pode simplesmente cair no colo do "rei dos chutes". E seus últimos resultados provam que ele está ficando pronto para assumir este desafio.
MAIS MUDANÇAS – Entre os outros lutadores que tiveram alterações no ranking, Frankie Edgar foi outro destaque. O ex-campeão dos leves e hoje peso pena venceu Cub Swanson e foi de terceiro para segundo na sua atual categoria. No peso por peso, Anderson Silva ganhou uma posição ao passar Ronda Rousey e agora é o sétimo colocado.
Sobre o blog
Contato: nagradedomma@gmail.com
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.