Topo

Na Grade do MMA

Desmentidos mostram amadorismo em gestão de crise de Anderson Silva

Jorge Corrêa

08/02/2015 06h01

Anderson Silva, considerado o maior lutador do UFC de todos os tempos e o principal campeão na história da franquia, passa pela maior crise de sua carreira com o duplo flagrante em um exame antidoping surpresa. É uma crise pela qual nunca passou, nem mesmo quando fraturou sua perna. Mas pior que o momento que o Spider passa, é a maneira com ele e as pessoas que assessoram sua carreira estão gerindo tudo isso.

Quase uma semana depois de o doping ter sido revelado pelo UFC – isso dois dias depois de ele ter vencido Nick Diaz em Las Vegas – o brasileiro ainda não fez nenhum pronunciamento, ainda não se posicionou de maneira oficial, não veio a público de forma alguma.

Mas pior que esse silêncio foi a série de desmentidos que aconteceram na última semana, escancarando o amadorismo do trabalho da equipe que o cerca neste momento.

Ed Soares, que há quase uma década é empresário de Anderson Silva, divulgou para os principais veículos especializados de MMA dos Estados Unidos (como MMA Junkie e MMA Fighting) um comunicado em nome do lutador, reproduzido pelo mundo inteiro, onde negava ter usado qualquer tipo de substância proibida e que iria recorrer de todas as maneiras para limpar seu nome.

O problema é que um dia depois, surgiu uma assessora de imprensa que ninguém nunca soube que trabalhava com o Spider divulgando um novo comunicado, que desmentia o anterior: "Gostaria de esclarecer a grande imprensa que ainda não dei nenhum tipo de entrevista, depoimento e nenhuma declaração sobre o caso em questão", falava o texto.

Para piorar, veio o capítulo 3: na manhã seguinte, a mesma assessora começou a ligar para todas as redações do país para negar o próprio comunicado que ela tinha mandado, claro que depois de levar uma bela bronca de Ed Soares. Esse desmentido do desmentido era para dizer que Anderson ainda não tinha feito pronunciamento algum nem por meio de qualquer pessoa.

Depois de tantas idas e vindas e tanta demora para um posicionamento, a situação do Spider vai ficando cada vez nebulosa. Conhecendo seu histórico, é bem possível que ele consiga sair dessa situação, nem que seja depois de cumprir a suspensão por doping e com sua imagem arranhada, mas esse começo de gestão dessa crise só complica ainda mais sua situação.

LEIA MAIS
Doping do Anderson é o maior golpe no MMA. E deve ser o fim do Spider
UFC prova cerco pesado ao doping, mas flagra a astros complica organização
Tudo o que você precisa saber para entender o doping de Anderson Silva

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA