Topo

Na Grade do MMA

Grave lesão dá a Aldo maior risco de derrota e mostra lado retranqueiro

Jorge Corrêa

04/08/2013 06h01

Detalhes do pé de Aldo muito inchado durante a luta

Por Jorge Corrêa, Rodrigo Farah e Vinicius Castro

Conhecido por ser um campeão dominante e que dificilmente corre risco em suas lutas, José Aldo quase se complicou em sua quinta defesa do cinturão dos penas no UFC Rio 4 no último sábado. Mas não aconteceu necessariamente por golpes de Chan Sung Jung, o Zumbi Coreano, e sim por conta de uma grave lesão.

O campeão revelou que ainda no primeiro round, em um dos primeiros chutes que ele deu, seu pé pegou no joelho do adversário e quebrou. Com isso, ele teve de mudar boa parte de sua estratégia de luta – já que a ideia era chutar baixo o tempo todo.

Com a lesão, ele teve de usar mais o boxe, jogo que entrou com eficiência e que fez ele vencer o primeiro e o segundo round. Mas no terceiro, o problema no pé começou a complicar seu combate e o Zumbi Coreano partiu para cima.


"Ele sabia que eu ia chutar baixo, então colocou o joelho. Não sei se quebrou mesmo, mas inchou muito na hora. Tentei controlar de forma diferente, mas sou um lutador completo, porque eu treino tudo. Não tenho só uma arma, tenho um arsenal completo", explicou o campeão.

Desde que chegou ao UFC, José Aldo passou por seus momentos mais complicados durante o terceiro round, onde esteve mais perto de conhecer a derrota dentro do octógono. O Zumbi partiu para cima e acertou pelo menos dois bons golpes, que balançaram o brasileiro e assustaram a torcida.

A tática de José Aldo para superar esse momento foi apostar na retranca, algo difícil de se ver em combate do manauara radicado no Rio de Janeiro. Ele travou a luta na grade, segurou o rival no chão e deixou o tempo passar naquele período.


"Na primeira combinação eu já não conseguia pisar direito no chão, não conseguia andar. Tive de variar um pouco, mas sabia que tinha vencido o três primeiros rounds e tentei variar um pouco meu jogo", completou.

Sobre o blog

Saiba o que acontece dentro e fora do octógono, relembre as grandes histórias e lutas que fizeram o vale-tudo se tornar o MMA. Aqui também será o espaço para entrevistas, análises, debates, polêmicas e tudo que faz do MMA o esporte que mais cresce no mundo.
Contato: nagradedomma@gmail.com

Blog Na Grade do MMA